Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ARQUIVO DO BRITO CUNHA

Recebi do amigo e grande fotógrafo J.C. Brito Cunha estas raridades, inéditas, que com certeza vão ajudar a contar uma parte da história do automobilismo nacional.
Segue o desafio aos "cobras" para identificação da prova, ano, local, carros, Pilotos e respectivas classificações.
Vamos lá amigos.
Brito, obrigado meu irmão.
Aguardo as próximas.













Posted by Picasa

22 comentários:

Jovino disse...

Parabens a você Pedro e ao Brito Cunha. Realmente mais fotos para enriquecer o acervo da cultura automobilistica brasileira.
Peguei emprestada a foto do Fitti Porsche com entradas de ar na traseira. Não as conhecia e como estou fazendo uma homenagem ao Fitti Porsche lá no meu blog, elas veio em bora hora. Mas acredito que as fotos são do Rio de Janeiro.
Jovino

Mauricio Morais disse...

Pedrão e Brito, muito obrigado por compartilhar conosco essas fotos maravilhosas.

Unknown disse...

jovino deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ARQUIVO DO BRITO CUNHA":

Parabens a você Pedro e ao Brito Cunha. Realmente mais fotos para enriquecer o acervo da cultura automobilistica brasileira.
Peguei emprestada a foto do Fitti Porsche com entradas de ar na traseira. Não as conhecia e como estou fazendo uma homenagem ao Fitti Porsche lá no meu blog, elas veio em bora hora. Mas acredito que as fotos são do Rio de Janeiro.
Jovino

Unknown disse...

Mauricio Morais deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ARQUIVO DO BRITO CUNHA":

Pedrão e Brito, muito obrigado por compartilhar conosco essas fotos maravilhosas.

Unknown disse...

Jovino, só peço que vc coloque o crédito.
Um abraço.

Ricardo disse...

Pedro valeu mesmo garimpando belas fotos, ainda vou te dizer mais esses fotografos de Petropolis os mais antigos com certeza tem fotos otimas parabens a vc e ao Brito Cunha show

Antonio Seabra disse...

Pedrão

Fantasticas as fotos do Brito e Cunha ! spó voce pra descortinar eesas perolas.

Fotos maravilhosas de uma epoca maravilhosa ! Sou saudosista sim, e dai ??? Esse tempo foi bom demais !!!

Abraço

Antonio

Unknown disse...

Antonio Seabra deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ARQUIVO DO BRITO CUNHA":

Pedrão

Fantasticas as fotos do Brito e Cunha ! spó voce pra descortinar eesas perolas.

Fotos maravilhosas de uma epoca maravilhosa ! Sou saudosista sim, e dai ??? Esse tempo foi bom demais !!!

Abraço

Antonio

Unknown disse...

Ricardo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ARQUIVO DO BRITO CUNHA":

Pedro valeu mesmo garimpando belas fotos, ainda vou te dizer mais esses fotografos de Petropolis os mais antigos com certeza tem fotos otimas parabens a vc e ao Brito Cunha show

Sidney Cardoso disse...

Pedro
Maravilhoso acervo do fotógrafo José Carlos de Brito e Cunha. Por favor, quando se comunicar com ele repasse meus sinceros parabéns!

Essa prova foi no Autódromo de Jacarepaguá, RJ.
Essa corrida foi as 500 Milhas do Rio em 1968. Eu estava lá assistindo.

Pois é, muita gente mete o pau no Fitti-Porsche, essas pessoas dizem que ele só ganhou uma corrida, mas esquecem-se que nessa corrida longa, ele liderou até a 178 volta, bem mais que 4 horas de corrida. E estava com 8 voltas de vantagem sob o segundo colocado, o BMW de Pedro Victor Delamare e Jan Balder.
Vamos lá, tentarei ajudar na identificação dos carros e pilotos.
Foto 1 - Alfa Giulia TI de Hélvio Zanata e Américo Veloso e Karman-Ghia Corvair de Carlos Sgarbi e Eduardo Celidônio, na curva do S.

Foto 2 - Mark I de Totó Porto Filho e Emerson Maluf, na entrada do S.

Foto 3 - Carretera de Camilo Christófaro, parecendo-me na entrada da curva do Miolo.(interessante não me lembro da carretera dele nessa corrida. Ela veio para a corrida Luso-Brasileira em 1967, portanto acho que essa foto não é da mesma corrida).

Foto 4 - Bino Mark II de Luiz Pereira Bueno e José Carlos Pace, pelo capacete podemos ver que era o Luizinho que guiava nesse momento.

Foto 5 - Alfa GTA de Piero Gancia e Emílio Zambello, logo atrá Bino Mark II de Luizinho e Moco na curva Norte.

Foto 6 - Bino Mark II de Luizinho e Moco e Fitti-Porsche de Wilson Fittipaldi Jr. e Marivaldo Fernandes na entrada do S.

Foto 7 - Quebra do câmbio do Fitti-Porsche na curva entrada do Miolo, vendo-se Wilsinho à esquerda empurrando o carro e Marivaldo à direita, ambos de macacão.

Foto 8 - Largada Alfa GTA de Piero Gancia e Emílio Zambelo, BMW de Pedro Victor Delamare e Jan Balder, Fitti-Porsche de Wilsinho e Marivaldo, Bino Mark II de Luizinho e Moco e mais atrás Mark I #21 de Bird Clemente e Luiz Fernando Terra Smith.

Foto 9 - Largada, não estou identificando qual corrida, não é a mesma.

Foto 10 - Fitti-Porsche de Wilsinho e Marivaldo.

Foto 11 - Bino Mark II de Luizinho e Moco, na foto com Luizinho.

Bem espero ter colaborado. Seria bom se nosso amigo Ricardo Cunha viesse aqui e deixasse o resultado dessa corrida.

Anônimo disse...

Sidney Cardoso deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ARQUIVO DO BRITO CUNHA":

Pedro
Maravilhoso acervo do fotógrafo José Carlos de Brito e Cunha. Por favor, quando se comunicar com ele repasse meus sinceros parabéns!

Essa prova foi no Autódromo de Jacarepaguá, RJ.
Essa corrida foi as 500 Milhas do Rio em 1968. Eu estava lá assistindo.

Pois é, muita gente mete o pau no Fitti-Porsche, essas pessoas dizem que ele só ganhou uma corrida, mas esquecem-se que nessa corrida longa, ele liderou até a 178 volta, bem mais que 4 horas de corrida. E estava com 8 voltas de vantagem sob o segundo colocado, o BMW de Pedro Victor Delamare e Jan Balder.
Vamos lá, tentarei ajudar na identificação dos carros e pilotos.
Foto 1 - Alfa Giulia TI de Hélvio Zanata e Américo Veloso e Karman-Ghia Corvair de Carlos Sgarbi e Eduardo Celidônio, na curva do S.

Foto 2 - Mark I de Totó Porto Filho e Emerson Maluf, na entrada do S.

Foto 3 - Carretera de Camilo Christófaro, parecendo-me na entrada da curva do Miolo.(interessante não me lembro da carretera dele nessa corrida. Ela veio para a corrida Luso-Brasileira em 1967, portanto acho que essa foto não é da mesma corrida).

Foto 4 - Bino Mark II de Luiz Pereira Bueno e José Carlos Pace, pelo capacete podemos ver que era o Luizinho que guiava nesse momento.

Foto 5 - Alfa GTA de Piero Gancia e Emílio Zambello, logo atrá Bino Mark II de Luizinho e Moco na curva Norte.

Foto 6 - Bino Mark II de Luizinho e Moco e Fitti-Porsche de Wilson Fittipaldi Jr. e Marivaldo Fernandes na entrada do S.

Foto 7 - Quebra do câmbio do Fitti-Porsche na curva entrada do Miolo, vendo-se Wilsinho à esquerda empurrando o carro e Marivaldo à direita, ambos de macacão.

Foto 8 - Largada Alfa GTA de Piero Gancia e Emílio Zambelo, BMW de Pedro Victor Delamare e Jan Balder, Fitti-Porsche de Wilsinho e Marivaldo, Bino Mark II de Luizinho e Moco e mais atrás Mark I #21 de Bird Clemente e Luiz Fernando Terra Smith.

Foto 9 - Largada, não estou identificando qual corrida, não é a mesma.

Foto 10 - Fitti-Porsche de Wilsinho e Marivaldo.

Foto 11 - Bino Mark II de Luizinho e Moco, na foto com Luizinho.

Bem espero ter colaborado. Seria bom se nosso amigo Ricardo Cunha viesse aqui e deixasse o resultado dessa corrida.

Cesar Costa disse...

Sidney:

A Carretera do Camilo treinou, mas não correu, nos Mil Km da Guanabara de 68. Este alinhamento da largada foi dos Mil Km de 68 e a foto da Alfa com o Bino atrás, quase com certeza é também dos Mil Km. Estava naquela muralha atrás da Norte e as duas Alfas vinham juntas, até que uma delas furou o pneu dianteiro direito e parou a menos de um palmo do muro (tinha uma areia preta entre o asfalto e o muro, que serviu pra segurar a Alfa).

Anônimo disse...

Cesar Costa deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ARQUIVO DO BRITO CUNHA":

Sidney:

A Carretera do Camilo treinou, mas não correu, nos Mil Km da Guanabara de 68. Este alinhamento da largada foi dos Mil Km de 68 e a foto da Alfa com o Bino atrás, quase com certeza é também dos Mil Km. Estava naquela muralha atrás da Norte e as duas Alfas vinham juntas, até que uma delas furou o pneu dianteiro direito e parou a menos de um palmo do muro (tinha uma areia preta entre o asfalto e o muro, que serviu pra segurar a Alfa).

Sidney Cardoso disse...

Amigo César Costa
Tenho certeza absoluta que a foto da largada não é a dos 1000 Kms de 68 e sim da Primeira 500 Milhas do Rio.
Eu estive assistindo as duas corridas.
Nos 1000 Kms que você se refere eu estava nos boxes quando houve o incidente com o pneu de uma Alfa da Jolly. O mecânico Manolo passou correndo em direção à curva Norte, passando por mim no boxe e eu fui atrás.

Eu não estava querendo falar mais sobre essa corrida as I Mil Milhas do Rio 1968, para não esgotar o assunto e deixar mais pessoas falarem. Por exemplo, esperava que o Ricardo Cunha viria aqui deixar o resultado, ou que noso amigo Jan Balder viria aqui e diria que ele venceu essa corrida em dupla com Pedro Victor Delamare a bordo e um BMW 2000cc Alpina.

Mas já que eles não vieram e você me provocou, vou dar mais detalhes:

1 - Essa corrida foi inesquecível pra mim, marcou-me muito, visto que na véspera dela, no sábado, eu estava perto do Wilsinho com o Fitti-Porsche e, de repente, aparece o Raimundo Nonato - administrador do autódromo - tocou no meu ombro e chamou-me no canto. Fez o mesmo com Chico Landi. Disse-nos que aquele dia era o aniversário dele e que fazia questão de que o Chico e eu fôssemos a sua casa - que ficava na entrada 7, dos pilotos - para comer um bolinho.
Bem, fomos lá, comemos o bolo e ele fez uma revelação muito triste e bombástica a mim e ao Chico Landi, nos mostrando a prova do que falara e nos pediu segredo eterno.

2- Essa corrida marcou a volta de Chico Landi às pistas. Ele estava já com 58 anos ou 62, não me lembro bem.
Ele correu em dupla com Ubaldo Lolly no BMW 2000cc de preparação Alpina com o número 2. Nos treinos Lolly fundiu o motor, os mecânicos tiveram que trablhar a noite toda para o carro poder alinhar no domingo. Eu acompanhei boa parte do trabalho. Não estava participando dessa corrida porque foi logo após o acidente com meu irmão em Petrópolis.

Foi nessa corrida que meu pai e eu conversamos com o "Moco" pra ver se ele nos venderia o Karman-Ghia Porshe 2000cc que ele havia adquirido da DACON. Ele ficou de pensar melhor no assunto e depois concordou e fizemos o negócio.

3 - Nessa corida a Alfa GTA de Mário Olivetti e Renato Peixoto, estourou uma junta do cabeçote e saiu da pista na Ferradura. A também Alfa GTA de Piero Gancia e Emílio Zambello quebrou a manga de eixo e caiu dentro do lago, perdendo um tempão, tendo que ir aos boxes para consertar.

4 - Foi nessa corrida que o Bird Clemente bateu com seu Mrk I #21 na placa de 100 metros antes da entrada da Curva Norte.

5- A Alfa Giulia TI de Helvio Zanata e Américo Veloso quebrou uma roda.

Quer mais detalhes?
Não. Vou deixar para o Ricardo Cunha passar o resultado total da corrida, pois não gosto de fazer uma coisa que já se caracterizou como dele com todos os seus méritos.
Assim que acabar de postar aqui irei passar um e-mail para ele dando esse link e solicitando que ele deixe o resultado e mais detalhes.
Abração,
Sidney

Anônimo disse...

Sidney Cardoso deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ARQUIVO DO BRITO CUNHA":

Amigo César Costa
Tenho certeza absoluta que a foto da largada não é a dos 1000 Kms de 68 e sim da Primeira 500 Milhas do Rio.
Eu estive assistindo as duas corridas.
Nos 1000 Kms que você se refere eu estava nos boxes quando houve o incidente com o pneu de uma Alfa da Jolly. O mecânico Manolo passou correndo em direção à curva Norte, passando por mim no boxe e eu fui atrás.

Eu não estava querendo falar mais sobre essa corrida as I Mil Milhas do Rio 1968, para não esgotar o assunto e deixar mais pessoas falarem. Por exemplo, esperava que o Ricardo Cunha viria aqui deixar o resultado, ou que noso amigo Jan Balder viria aqui e diria que ele venceu essa corrida em dupla com Pedro Victor Delamare a bordo e um BMW 2000cc Alpina.

Mas já que eles não vieram e você me provocou, vou dar mais detalhes:

1 - Essa corrida foi inesquecível pra mim, marcou-me muito, visto que na véspera dela, no sábado, eu estava perto do Wilsinho com o Fitti-Porsche e, de repente, aparece o Raimundo Nonato - administrador do autódromo - tocou no meu ombro e chamou-me no canto. Fez o mesmo com Chico Landi. Disse-nos que aquele dia era o aniversário dele e que fazia questão de que o Chico e eu fôssemos a sua casa - que ficava na entrada 7, dos pilotos - para comer um bolinho.
Bem, fomos lá, comemos o bolo e ele fez uma revelação muito triste e bombástica a mim e ao Chico Landi, nos mostrando a prova do que falara e nos pediu segredo eterno.

2- Essa corrida marcou a volta de Chico Landi às pistas. Ele estava já com 58 anos ou 62, não me lembro bem.
Ele correu em dupla com Ubaldo Lolly no BMW 2000cc de preparação Alpina com o número 2. Nos treinos Lolly fundiu o motor, os mecânicos tiveram que trablhar a noite toda para o carro poder alinhar no domingo. Eu acompanhei boa parte do trabalho. Não estava participando dessa corrida porque foi logo após o acidente com meu irmão em Petrópolis.

Foi nessa corrida que meu pai e eu conversamos com o "Moco" pra ver se ele nos venderia o Karman-Ghia Porshe 2000cc que ele havia adquirido da DACON. Ele ficou de pensar melhor no assunto e depois concordou e fizemos o negócio.

3 - Nessa corida a Alfa GTA de Mário Olivetti e Renato Peixoto, estourou uma junta do cabeçote e saiu da pista na Ferradura. A também Alfa GTA de Piero Gancia e Emílio Zambello quebrou a manga de eixo e caiu dentro do lago, perdendo um tempão, tendo que ir aos boxes para consertar.

4 - Foi nessa corrida que o Bird Clemente bateu com seu Mrk I #21 na placa de 100 metros antes da entrada da Curva Norte.

5- A Alfa Giulia TI de Helvio Zanata e Américo Veloso quebrou uma roda.

Quer mais detalhes?
Não. Vou deixar para o Ricardo Cunha passar o resultado total da corrida, pois não gosto de fazer uma coisa que já se caracterizou como dele com todos os seus méritos.
Assim que acabar de postar aqui irei passar um e-mail para ele dando esse link e solicitando que ele deixe o resultado e mais detalhes.
Abração,
Sidney

Anônimo disse...

Sidney Cardoso e Cesar Costa:

Complementando as informações que vocês colocaram, tenho algumas observações:

A foto #03 , da Carretera Chevrolet
# 18, do Camilo Christófaro, pode ter sido tirada nos 500 Km do Rio de Janeiro, prova realizada em 04/08/1968. Camilo não participou das 500 Milhas da Guanabara. Nos 500 Km Camilo abandonou na segunda volta ( AE Set/1968 )


A foto # 08 deve ser da largada das 500 Milhas da Guanabara, pois o Fittiporsche não correu nos 500 Km do Rio de Janeiro e o grid de largada das 500 Milhas trazia, nas primeiras posições o Fittiporsche, o Bino Mk II, a Alfa Romeo GTA e a BMW. Com certeza não é dos 1000 Km da Guanabara, pois nem o Bino Mk II nem o Fittiporsche participaram dessa prova.

A foto # 09 deve ser de alguma corrida de estreantes daquele ano, mas não da preliminar dos 500 Km do Rio de Janeiro, pois essa prova teve apenas sete participantes.

Vou colocar os resultados das 500 Milhas da Guanabara:

30/06/1968 - 500 Milhas da Guanabara - ( Fonte: Auto Esporte # 46 - Agosto/1968 )

1 - Pedro Victor DeLamare/Jan Balder - BMW 2000
2 - Ênio Garcia/Antonio Martins Filho - Volkswagen 1600
3 - Karl Von Negri/Dirceu Bernardon - Volkswagen 1600
4 - Alex Dias Ribeiro/João Luiz da Fonseca - Protótipo Camber
5 - Luiz Pereira Bueno/José Carlos Pace - Bino Mk II
6 - Paulo Cesar Lopes/Ricardo Bezerra - Willys Interlagos
7 - Helvio Zanatta/Américo Veloso - Alfa Romeo Giulia
8 - Fausto Dabbur/Marcio Rocco - Willys Interlagos
9 - Jorge Freitas/Roberto Figueira - Volkswagen 1600
10 - Abelardo Aguiar/"Dr. Jivago" - Volkswagen 1600
11 - Francisco Landi/Ubaldo Cesar Lolli - BMW 2000
12 - Lair Carvalho/Fernando Pereira - Renault 1093
13 - Paulo Fabiano/João Ribas - Renault 1093
14 - Ronaldo Rebecchi/João Rabello - Willys Interlagos
15 - Eduardo Celidônio/Carlos Alberto Sgarbi - Karmann Ghia - Corvair
16 - Francisco Aboim/Wilson Masid - Simca
17 - Wilson Fittipaldi Jr./Marivaldo Fernandes - Fittiporsche
18 - Heitor Peixoto de Castro/Mauricio Chulan - Willys Interlagos
19 - Bob Sharp/Araken Gomes - DKW-Vemag
20 - Bird Clemente/Luis Fernando Terra Smith - Willys Mark I

15 outros carros não terminaram a prova, entre eles:

- Alfa Romeo GTA - Piero Gancia/Emilio Zambello
- Alfa Romeo GTA - Mario Olivetti/Renato Peixoto
- Willys Mark I - Antonio Carlos Porto Filho/Emerson Maluf

Um abraço.

Ricardo Cunha

Anônimo disse...

Sidney Cardoso e Cesar Costa:

Complementando as informações que vocês colocaram, tenho algumas observações:

A foto #03 , da Carretera Chevrolet
# 18, do Camilo Christófaro, pode ter sido tirada nos 500 Km do Rio de Janeiro, prova realizada em 04/08/1968. Camilo não participou das 500 Milhas da Guanabara. Nos 500 Km Camilo abandonou na segunda volta ( AE Set/1968 )


A foto # 08 deve ser da largada das 500 Milhas da Guanabara, pois o Fittiporsche não correu nos 500 Km do Rio de Janeiro e o grid de largada das 500 Milhas trazia, nas primeiras posições o Fittiporsche, o Bino Mk II, a Alfa Romeo GTA e a BMW. Com certeza não é dos 1000 Km da Guanabara, pois nem o Bino Mk II nem o Fittiporsche participaram dessa prova.

A foto # 09 deve ser de alguma corrida de estreantes daquele ano, mas não da preliminar dos 500 Km do Rio de Janeiro, pois essa prova teve apenas sete participantes.

Vou colocar os resultados das 500 Milhas da Guanabara:

30/06/1968 - 500 Milhas da Guanabara - ( Fonte: Auto Esporte # 46 - Agosto/1968 )

1 - Pedro Victor DeLamare/Jan Balder - BMW 2000
2 - Ênio Garcia/Antonio Martins Filho - Volkswagen 1600
3 - Karl Von Negri/Dirceu Bernardon - Volkswagen 1600
4 - Alex Dias Ribeiro/João Luiz da Fonseca - Protótipo Camber
5 - Luiz Pereira Bueno/José Carlos Pace - Bino Mk II
6 - Paulo Cesar Lopes/Ricardo Bezerra - Willys Interlagos
7 - Helvio Zanatta/Américo Veloso - Alfa Romeo Giulia
8 - Fausto Dabbur/Marcio Rocco - Willys Interlagos
9 - Jorge Freitas/Roberto Figueira - Volkswagen 1600
10 - Abelardo Aguiar/"Dr. Jivago" - Volkswagen 1600
11 - Francisco Landi/Ubaldo Cesar Lolli - BMW 2000
12 - Lair Carvalho/Fernando Pereira - Renault 1093
13 - Paulo Fabiano/João Ribas - Renault 1093
14 - Ronaldo Rebecchi/João Rabello - Willys Interlagos
15 - Eduardo Celidônio/Carlos Alberto Sgarbi - Karmann Ghia - Corvair
16 - Francisco Aboim/Wilson Masid - Simca
17 - Wilson Fittipaldi Jr./Marivaldo Fernandes - Fittiporsche
18 - Heitor Peixoto de Castro/Mauricio Chulan - Willys Interlagos
19 - Bob Sharp/Araken Gomes - DKW-Vemag
20 - Bird Clemente/Luis Fernando Terra Smith - Willys Mark I

15 outros carros não terminaram a prova, entre eles:

- Alfa Romeo GTA - Piero Gancia/Emilio Zambello
- Alfa Romeo GTA - Mario Olivetti/Renato Peixoto
- Willys Mark I - Antonio Carlos Porto Filho/Emerson Maluf

Um abraço.

Ricardo Cunha

Cesar Costa disse...

Estão os dois certos pra variar e eu e minha memória fotogênica errados. Mil Km da Guanabara tinha Lola T70 e não teve Fittiporsche. Só uma dúvida: tenho quase certeza de ter visto o Camilo frear depois da Lola do De Paoli no final do retão nos Mil km da Guanabara, mas alguém já me disse que o Camilo não teria corrido. Seria no aquecimento antes da prova, ou só a minha imaginação?

Anônimo disse...

Cesar Costa deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ARQUIVO DO BRITO CUNHA":

Estão os dois certos pra variar e eu e minha memória fotogênica errados. Mil Km da Guanabara tinha Lola T70 e não teve Fittiporsche. Só uma dúvida: tenho quase certeza de ter visto o Camilo frear depois da Lola do De Paoli no final do retão nos Mil km da Guanabara, mas alguém já me disse que o Camilo não teria corrido. Seria no aquecimento antes da prova, ou só a minha imaginação?

Anônimo disse...

Cezar Costa:

Só uma observação:

A Lola T-70 Mk 3 dos irmãos De Paoli correu nos 1000 Km da Guanabara de 1969,
e não em 1968. O Camilo Christófaro não participou da corrida de 1969.

Acredito que você esteja confundindo um pouco as suas lembranças, o que não é nada demais...

Para mim é mais fácil, pois tenho esses resultados anotados em meus cadernos, é só consultar...

Um grande abraço.

Ricardo Cunha

Sidney Cardoso disse...

César
O Ricardo Cunha já te respondeu tudo. O tempo passa e muitas vezes fazemos confusão.
Abraços.

Anônimo disse...

Sidney Cardoso deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ARQUIVO DO BRITO CUNHA":

César
O Ricardo Cunha já te respondeu tudo. O tempo passa e muitas vezes fazemos confusão.
Abraços.