O meu amigo e grande Fotógrafo J.C. de Brito Cunha me envia mais algumas de suas relíquias.
Esta Prova foi realizada em Novembro de 1969.
Com a palavra os conhecedores, para infoemar os carros pilotos e suas respectivas classificações.
Fotos: J.C. de Brito Cunha
11 comentários:
Prezado Pedro Henrique:
Tenho quase certeza que essa prova foi as 250 Milhas da Guanabara, disputada no dia 29/09/1968:
A foto 1 traz a largada, com a Alfa Romeo GTA # 23 de Emílio Zambello, o Patinho Feio # 100 com Milton Amaral e a Alfa Romeo GTA # 25 com Ubaldo Cesar Lolli na primeira fila.
A foto 2 mostra Zambello, Lolli e Amaral.
A foto 3 é da carretera DKW - Mickey Mouse # 13, de Flodoardo Arouca, o "Volante 13"
A foto 4 é do Patinho Feio # 100, que foi pilotado nessa prova por Milton Amaral e Ricardo Achcar.
A foto 5 é da Alfa Romeo GTA # 65 de Mario Olivetti.
A foto 6 mostra o Puma Volkswagen 1600 # 8 , de Fernando Gianetti/Maks Weiser.
A foto 7 mostra o Karmann Ghia 1600 #20, do nosso amigo Sidney Cardoso, que correu em dupla com Fernando Calmon.
A foto 8 é da Alfa Romeo GTA # 23, pilotada por Emílio Zambello.
A foto 9 traz o Fiat Abarth 1300 # 78, pilotado por Carlos B. de Souza / " Dr. Jivago ".
A foto 10 é do Renault R-8 # 46, de Vahé Jean / Fausto Dabbur.
O resultado dessa prova foi:
1 - Ubaldo Cesar Lolli - Alfa Romeo GTA
2 - Ricardo Achcar/Milton Amaral - Patinho Feio-Volkswagen
3 - Emílio Zambello - Alfa Romeo GTA
4 - Helvio Zanatta/Aloísio Renato - Alfa Romeo Giulia TI # 76
5 - Flodoardo Arouca - Carretera DKW
6 - Vahé Jean/Fausto Dabbur - Renault R-8
7 - João Carlos Moraes - Malzoni GT
8 - Bob Sharp/Araken Gomes - DKW
9 - Carlos B.de Souza/"Dr.Jivago" - Fiat Abarth 1300
10 - Lair Carvalho/Marcelo De Paoli - Renault 1093
Um grande abraço.
Ricardo Cunha
Prezado Pedro Henrique:
Tenho quase certeza que essa prova foi as 250 Milhas da Guanabara, disputada no dia 29/09/1968:
A foto 1 traz a largada, com a Alfa Romeo GTA # 23 de Emílio Zambello, o Patinho Feio # 100 com Milton Amaral e a Alfa Romeo GTA # 25 com Ubaldo Cesar Lolli na primeira fila.
A foto 2 mostra Zambello, Lolli e Amaral.
A foto 3 é da carretera DKW - Mickey Mouse # 13, de Flodoardo Arouca, o "Volante 13"
A foto 4 é do Patinho Feio # 100, que foi pilotado nessa prova por Milton Amaral e Ricardo Achcar.
A foto 5 é da Alfa Romeo GTA # 65 de Mario Olivetti.
A foto 6 mostra o Puma Volkswagen 1600 # 8 , de Fernando Gianetti/Maks Weiser.
A foto 7 mostra o Karmann Ghia 1600 #20, do nosso amigo Sidney Cardoso, que correu em dupla com Fernando Calmon.
A foto 8 é da Alfa Romeo GTA # 23, pilotada por Emílio Zambello.
A foto 9 traz o Fiat Abarth 1300 # 78, pilotado por Carlos B. de Souza / " Dr. Jivago ".
A foto 10 é do Renault R-8 # 46, de Vahé Jean / Fausto Dabbur.
O resultado dessa prova foi:
1 - Ubaldo Cesar Lolli - Alfa Romeo GTA
2 - Ricardo Achcar/Milton Amaral - Patinho Feio-Volkswagen
3 - Emílio Zambello - Alfa Romeo GTA
4 - Helvio Zanatta/Aloísio Renato - Alfa Romeo Giulia TI # 76
5 - Flodoardo Arouca - Carretera DKW
6 - Vahé Jean/Fausto Dabbur - Renault R-8
7 - João Carlos Moraes - Malzoni GT
8 - Bob Sharp/Araken Gomes - DKW
9 - Carlos B.de Souza/"Dr.Jivago" - Fiat Abarth 1300
10 - Lair Carvalho/Marcelo De Paoli - Renault 1093
Um grande abraço.
Ricardo Cunha
Foto 4 o Patinho feio na cola de Helvio Zanatta (Vivico), Aloisio Kreischer com alfa TI
Foto 4 o Patinho feio na cola de Helvio Zanatta (Vivico), Aloisio Kreischer com alfa TI
Belas fotos
Acho que o Puma número 8 era o do Angi Munhoz
Parabens pelo Blog
Belas fotos
Acho que o Puma número 8 era o do Angi Munhoz
Parabens pelo Blog
Pedro
Esse enorme arquivo do J.C. de Brito e Cunha é SENSACIONAL!
Quantasa raridades e descrição fotográfica completa das provas.
Que achado seu hein.
Cheguei atrasado e felizmente nosso amigo Ricardo Cunha já disse tudo.
A única coisa que posso acrescentar é o seguinte: se alguém quiser comprovar o que ele disse é só visitar os dois filmes dessas corridas no Youtube.
500 Milhas do Rio parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=jzPmYE7Nxjw
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=U7rTy4cZzaA
Abração a todos.
Pedro Henrique:
Somente para ilustrar a minha informação, Flodoardo Arouca, o "Volante 13", faleceu em setembro de 1969, sua última corrida foi em 08/12/1968, os 1000 Km da Guanabara, quando chegou na décima posição, correndo em dupla com Roberto Dal Pont.
Sergio:
Pelas informações que tenho, Angi Munhoz começou a correr com o Puma GT 1600 no final de 1969, chegando em segundo lugar nas 200 Milhas de Brasília ( 07/12/1969 ) e abandonando nos 1000 Km da Guanabara ( 14/12/1969 ).
Um grande abraço.
Ricardo Cunha
Pedro Henrique:
Somente para ilustrar a minha informação, Flodoardo Arouca, o "Volante 13", faleceu em setembro de 1969, sua última corrida foi em 08/12/1968, os 1000 Km da Guanabara, quando chegou na décima posição, correndo em dupla com Roberto Dal Pont.
Sergio:
Pelas informações que tenho, Angi Munhoz começou a correr com o Puma GT 1600 no final de 1969, chegando em segundo lugar nas 200 Milhas de Brasília ( 07/12/1969 ) e abandonando nos 1000 Km da Guanabara ( 14/12/1969 ).
Um grande abraço.
Ricardo Cunha
Patinho feio 100 na cola da Alfa Giulia de Helvio Zanata
Estão aqui mais material que comprova qual protótipo realmente era o original "Patinho Feio", elaborado por Ricardo Achcar a partir de seu antigo Fórmula Vê Aranae/Sprint, com o qual foi o campeão carioca de 1967 e no final da temporada desbancou os até então supremos Fitti-Vê de Emerson, Marivaldo Fernandes, José Carlos Pace (Môco) e Wilson Fittipaldi.
Achcar foi então convidado e contratado para ser piloto da equipe Fittipaldi em1968 e conquistou o campeonato brasileiro.
O " Pato Feio Achcar" foi criado e executado com a mão de obra do Herculano Ferreirinha (Heve anos depois) sob a batuta de Achcar.
Nesta prova Achcar e Amaral, infernizaram as super potentes e boas de briga, Alfas Gta e conforme afirmou Achcar, quando entrava no retão atrás daquelas Alfonas (170 Hp) não havia como pegar o vácuo pois elas se afastavam rapidamente e era preferível sair imediatamente para lateral, evitando a "porrada"na cara da volumosa descarga de gases quentes (os capacetes ainda não eram os integrais).
Ainda segundo Achcar, Ubaldo Lolli era o piloto que mais forte e melhor tocava as Alfonas, entre todos com quem ele disputou momentos diretos em pista.
Afirmou ainda que Emilio Zambello tentou acompanhar e perseguir o "Patp Achcar" na curva sul, perdeu o controle, saiu da pista e terminou de ponta cabeça chafurdado no alagadiço quase morrendo afogado. Inconformado, Zambello ficou em torno de 2 anos sem dirigir a palavra a Achcar.
Razoavelmente recentemente a TV Globo em seu programa "Auto Esporte" homenageou o protótipo "Camber" do valoroso Alex Dias Ribeiro como sendo o "Patinho Feio" (teve até o aval e declaração do Grande e consagradíssimo Emerson Fittipaldi).
É ! O "Camber" pode até ter sido chamado de "Patinho Feio"' , mas o original e o que realmente se consagrou por esse batismo, está registrado nas memórias dos que viram e a salvo de preterimentos, usurpações e esquecimentos nos vídeos da carreira e realizações de Ricardo Achcar no youtube e internet.
Postar um comentário