Olá Pedro.
A foto do Karman Guia do Sérgio Cardoso capotado me trouxe a triste recordação da última corrida de Aylton, em 1967, nas Mil Milhas em que vieram os portugueses ao Brasil, com duas Lotus e um Ford Cortina.
Foto: Mecanico observando o KG PORSCHE de Aylton Varanda e Sergio Cardoso.
Sérgio pediu a Aylton que fizesse a primeira parte da corrida, porque, apesar de ser o dono do carro, não estava se sentindo muito bem e não tinha o hábito de correr à noite.
Aylton largou e logo nas primeiras voltas assumiu a terceira colocação. O primeiro pelotão, com Emerson no Fitiporsche, Camilo na Carretera nº 18 e Aylton no KG, logo começou a abrir muito dos demais dos competidores. Estava no box e fiquei preocupado com o ritmo alucinante dos três ponteiros.
Na 17ª volta Aylton não passou e logo veio a notícia do acidente na curva da ferradura. A ambulância saiu e demorou uma eternidade a retornar. Só acalmei quando o vi saindo pela porta traseira andando normalmente. Relatou que o pedal de freio estava quase solto a agarrava no assoalho do carro, então, após as curvas, tinha que abaixar para puxar o pedal. Achou que aguentaria assim até a parada para troca de pilotos e reabastecimento, mas naquela curva, ao se abaixar, o carro saiu de traseira e uma das rodas pegou num ressalto fora da pista (não havia zebra nem área de escape naquela época) levantando o carro, que capotou umas cinco vezes.
Outro fato pitoresco é que um mecânico, possivelmente o mesmo que aparece na foto, teve que ser deslocado do box e ficar até o final da corrida vigiando o carro, para evitar que roubassem suas peças.
No final da corrida vi o Ford Cortina dos portugueses, que também havia ficado pela pista, chegar rebocado aos boxes com o condutor sentado num caixote, pois até os bancos haviam sido roubados!
Abraços,
JAV