Pesquisar este blog

domingo, 7 de março de 2010

ALTERNATIVA

O combustivel fóssil, se Deus quizer, vai deixar de ser utilizado em breve. A PETROBRAS, deveria investir boa parte dos bilhões previstos para o decantado PRE SAL em fontes de energia alternativa, pois poderá,`a custa do nosso sacrificio, começar a esplorar o petroleo do PRE SAL e não ter o que fazer com ele.

Brasil tem projetos e modelos de carros movidos a eletricidade



RIO DE JANEIRO - O Brasil, pioneiro na área de combustíveis alternativos, com o sucesso do álcool, também está atento à tecnologia e ao desenvolvimento de veículos movidos a eletricidade. A concessionária de energia elétrica Light tem dois destes carros servindo à sua diretoria, em caráter experimental.
Um deles é um modelo híbrido, um Toyota Prius, que faz uso de seu motor elétrico, utilizando a energia da sua bateria e do motor a combustão. Segundo a empresa, “o processo de desaceleração do Prius (freio convencional e freio motor), por exemplo, é regenerativo, utilizando a energia gerada pelo movimento das rodas para transformá-la em eletricidade para as baterias”. Segundo a empresa, o carro híbrido reduz em 89% as emissões de CO2, na comparação com um veículo movido à gasolina. Na cidade, o carro gasta apenas 4,3 litros a cada 100 quilômetros rodados, despontando como um dos automóveis mais econômicos do mercado

                                                                  FOTOS   TOYOTA




A empresa tem ainda um Palio Weekend Elétrico, adquirido em convênio com o grupo Eletrobrás e a empresa suíça Kraftwerke Oberhasli. Este veículo é abastecido na tomada e, com sua bateria totalmente carregada, circula 120 quilômetros, sendo necessárias de seis a oito horas para recarregá-la.



                                      FOTOS   http://www.carroonline.net/index.asp?codc=3415#topo


Desenvolvido pela Fiat, em parceria com a Itaipu Binacional, o carro está inserido num projeto de pesquisa da empresa que visa estudar os impactos desta nova tecnologia e seu potencial de mercado no país.



De olho nessas ações, a Petrobrás está projetando postos de abastecimento de veículos elétricos, algo 100% nacional e a partir da energia solar. O modelo, inicialmente batizado de Eletroposto vai atender a uma demanda que deve crescer até 50% ao ano, segundo pesquisas.

Luiz Urjais, Jornal do Brasil http://jbonline. terra.com. br/pextra/ 2010/02/20/ e20028198. asp