Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SEGURO DE CARRO REBAIXADO



Um pouco sobre a evolução do automóvel


Desde suas origens até nossos dias, o automóvel tem passado por várias transformações. O desenho, o combustível, a forma de fabricação, tudo foi mudando conforme o avanço da tecnologia e das preferências da época. No início, no final do século XIX, foram vistos como uma curiosidade pela maioria das pessoas, mas logo quando começou o século seguinte sua verdadeira utilidade foi descoberta. Com o aperfeiçoamento da sua fabricação que permitiu uma maior velocidade e uma produção maciça, o carro passou a ser um protagonista indiscutível nos últimos 100 anos.

A história se remonta aos primeiros veículos auto propulsados a vapor do século XVIII. Só em 1885 foi criado o primeiro automóvel com motor de combustão interna a base de gasolina. No final do século XIX foram feitos vários protótipos, mas seria só no século XX que seria visto pela sociedade inteira como algo muito útil. Foi a partir de 1908, com a produção em série da Ford que os caros se tornam um bem de consumo popular. Esta forma de produzir significou fabricar uma quantidade antes inimaginável de automóveis, o que permitiu que chegasse a amplos setores sociais. Empresas complementares começam a surgir, como as concessionárias ou a seguradoras de carros.

Muitos modelos foram marcando inovações. O primeiro modelo feito em série, que iniciou uma nova era na história do transporte, foi o mundialmente famoso Ford T, fabricado desde 1908 até 1927. Em 1909, a empresa francesa De Dion-Bouton fabrica pela primeira vez em série o motor de oito cilindros em V. Em 1911, a General Motors Truck Company fabrica os primeiros veículos industriais. A Chrysler entra formalmente no mercado em 1924 e no final dessa década, o Imperial chega a uma velocidade de 138 km/h, altíssima para a época.

É notório como desde aqueles carros até os nossos o tamanho foi se reduzindo aos poucos. Além das formas serem pouco mais arredondadas. Na chamada época moderna dos automóveis, a partir da década de 1960 aproximadamente, a estética já muda bastante. Esta época é caraterizada pelo desenvolvimento de motores mais seguros e eficientes e também menos poluentes. Um dos automóveis típicos desta época, que constam em registros de várias seguradoras de automóveis , é o Toyota Corolla.

Na virada do século XXI, um novo conceito em matéria de motores tem estado muito na moda: o de motores híbridos. Com os problemas da contaminação e seus perigos para o meio ambiente, este tipo de motores são cada vez mais levados a sério. As formas também são uma marca distintiva destes tempos recentes. Os desenhos são de uma nova geração, dão a impressão de ser mais futuristas. O desafio das empresas fabricantes será continuar inovando na produção de modelos para o perfil do motorista dos novos tempos.