Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

VERDADEIRO "VARANDÂO" DA SAUDADE

Falar em Automobilismo em Petrópolis sem falar na familia Varanda é como goiabada sem queijo e abraço sem beijo. rs.
Vamos cita-los na ordem cronológica.
Alvaro Varanda Filho, lógicamente, filho de Alvaro Varanda.
Aylton Vararanda, filho de José Varanda.
João "Giquica" Varanda Filho, também, lógicamente, filho de João Varanda.
Primos que projetaram Petrópolis no Automobilismo Nacional.


Recebi do José Augusto Varanda, filho do Aylton, algumas fotos e respectivos comentários, com os quais vamos ajudar um pouquinho a escrever história desse esporte fascionante.

Nas duas de 1951, Aylton, em Petrópolis, #25,acredito que o carro seja um Simca e, interessante, os pilotos não usavam capacete.

Aylton Varanda, Sinca #25, em Petrópolis, 1951.


A do Circuito de Botafogo, com um MG foi em 1956 (detalhe do capacete de PM). Na véspera da corrida, chegando ao Rio atrasado para o casamento de uma cunhada, do qual seria padrinho, uma roda do MG saiu e foi parar dentro da Lagoa Rodrigo de Freitas. Conseguiu controlar o carro e teve que pagar um morador da antiga favela que ali havia para mergulhar e resgatar a roda do fundo da Lagoa!


 Aylton Varanda de MG #82


 
 Circuito da Quinta da Boa Vista, em 1958, é do Álvaro Varanda, numa belíssima Ferrari, número 12.








A do Circuito da Quinta da Boa Vista, em 1958, é do Álvaro Varanda, numa belíssima Ferrari, número 12.



Por fim, novamente Petrópolis, em 1958, Aylton numa Masserati, # 10, já usando um capacete que importou da Europa e que o acompanhou até a última corrida, em 1967. Embora eu tivesse apenas 5 anos de idade, tenho lembranças dessa corrida, em 58. Recordo que estavam presentes os melhores pilotos da época como Chico Landi e Celso Lara Barberis (não sei se essa é a grafia correta do nome do Celso).

Mais umas fotos.



S
Após o avidente a mecânica desse KG foi montada no LORENA do Sidney Cardoso.

Obrigado José Augusto. Mande mais. rs

12 comentários:

Sidney Cardoso disse...

Pedro
Eu adoro essa família, obrigado pelas fotos José Augusto Varanda.

Eu e meu irmão nos dávamos muito bem com seu pai e seu tio.

Vocês foram muito rápidos no gatilho, possuo mais fotos do Aylton e dos Karmann-Ghias deles, vou enviar agora.

Só não tenho foto da pessoa do seu tio João Varanda Filho, caso você tenha, por favor, envie para o Pedro publicar.
Abraços,

Sidney Cardoso disse...

José Augusto Varanda
Rapaz, estou me deliciando vendo essas fotos raras e valiosas de seu pai e estou impressionado como ele mudou tão pouco a fisionomia durante o passar dos anos.
Se tiver mais fotos, por favor, mande mais.
Abraços.

Hiperfanauto disse...

PARABÉNS com todas as letras maiúsculas pela bela matéria.
Sensacional, é a nossa história sendo desvendada, saindo dos fundos dos baus para ganhar a admiração do público entusiasta e apreciador do automobilismo.
Devemos prestigiar e homenagear nossos heróis e idolos tal como fazem com muita propriedade e orgulho os estrangeiros.

Fernando

Zé Clemente disse...

Mais um blog incrivel com estórias que eu desconheço e de uma cidade que eu adoro. Parabéns pela iniciativa.

Bastos disse...

Pedro, muito legal, grande abraço Feliz Natal tudo de bom.

AVBastos

Mauricio Morais disse...

Pedro fotos maravilhosas. Quando for escanear as fotos selecione a ferramenta de seleção e marque a foto no limite delas e dê ok.
Deu pra entender? Qualquer dúvida é só falar. Abs.

Unknown disse...

Fernando, você imortaliza o Automobilismo com suas belas miniaturas. Obrigado e parabéns.

Unknown disse...

Zé Clemente, obrigado amigo. O Gibinha me deu o telefone do Josil. Matamos as saudades.
Um abraço.

Unknown disse...

Comandante A. Varanda Bastos, tem renovado a carteira de Piloto de Carro?
Tá faltando Varanda nas pistas. rs.
Feliz Natal também, amigo.

Unknown disse...

Mauricio, a maioria das fotos me são enviada por amigos, e eu não sei como aumenta-las.
Um abraço.

Sidney Cardoso disse...

Ao Pedro e a todos amigos que freqüentam esse blog

Estou passando para desejar um FELIZ NATAL e que em 2010 todos tenham muita PAZ, SAÚDE, ALEGRIAS, PROSPERIDADE e possam CONCRETIZAR SEUS SONHOS!
Abraços,

javaranda disse...

Sidney,
Muito obrigado por suas palavras, vocês sempre foram grandes amigos. Recordo que uma das razões que levaram meu pai a abandonar o automobilismo foi a perda de Sérgio. Principalmente depois que havia feito de tudo para que não invertessem a mão do Circuto, preocupado especialmente com aquela fatídica curva. Não foi escutado pelos organizadores.
Tanto que naquele triste fim de semana ele se retirou na fazenda de meu avô e não acompanhou os acontecimentos.
Tenho muitas fotos e estou organizando uma coletânea da década de 60 prá enviar ao Pedro.
Infelizmente acho que não tenho nenhuma do Jiquica.
Forte abraço a todos, um feliz Natal e um ótimo 2010!