Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

REEDITANDO RENATO PEIXOTO

Uma pequena homenagem ao grande Renato Peixoto.
Renato Peixoto, foi um dos maiores artífices de lanternagem (funilaria) que eu conheci. Além de ter vasto conhecimento de mecânica e ser um excelente Piloto.
Entre suas obras o mais conhecido era o REPE227,  construido por ele em alumínio, sobre um chassi de Fórmula Ford.que construiu e pilotou magistralmente.

Renato Peixoto a bordo do se REPE227.




Mas pouco se sabe que além de construir o REPE, feito a mão, todo em chapas de aluminio, ele transformou 2 JK's em pick-up's, por encomenda da FNM, reconstruiu parte do CASARI A1, também em aluminio.
Com a devida Venia do nosso Mestre Joca. http://www.mestrejoca.blogspot.com/

 Mas pouco se comenta sobre parte da carroceria do CASARI A1, sobre as Pick Up's que construiu para FNM, modificando JK's, a BMW eo MINI COOPER spider, e principalmente sobre o Santa Matilde, SM 4.1.

Santa Matilde 4.1 representado na belíssima arte de Mauricio Morais  http://www.mauriciomorais.blogspot.com/



O Empresário Humberto Pimentel, Presidente da Santa Matilde, fábrica de Vagões, sediada em Três Rios, queria construir um carro esportivo baseado nos belos desenhos de sua filha Lídia, para tanto, contratou o Renato Peixoto para desenvolver o ambicioso projeto.
SM 4.1 na versão Spider.

Como não podia ser diferente, Renato Peixoto, o "Peixotinho", mais uma vez demonstrou sua competência.
Hoje, infelizmente, não se encontra mais conosco, mais lá onde se encontra, tenho certeza que está nos acompanhando.

4 comentários:

Mauricio Morais disse...

Pedrão bela lembrança essa do Peixoto. Designer de mão cheia.
Justa homenagem.

Sidney Cardoso disse...

Pedro
Como você sabe tive o prazer de começar a correr estreantes junto com Renato Peixoto, ótimo piloto e pessoa maravilhosa. Parabéns pela bela homenagem. Ele merece!

Sobre o carro Santa Matilde não sabia que teve as mãos dele, é por essas e outras que sempre digo que aprendo muito nos blogs de automobilismo.
Abs,

Roberto Costa disse...

No excelente site Grande Prêmio do também "blogueiro" Flávio Gomes esta publicado um entrevista fantástica com o Petropolitano Andreas Mattheis e logo de cara ele fala na influencia que recebeu de Renato Peixoto.
Diz ele no segundo parágrafo da primeira resposta:
"Quando fiz 14 anos, alguns amigos meus já tinham carro. Aí eu falei para o meu pai que também queria ter um carro. Depois de um tempo, ele disse que queria pensar no assunto, voltou e falou: “poxa, você tem 14 anos, não pode dirigir, não tem carteira, o que você acha de em vez de ganhar um carro construir um carro?”. Aí, logicamente, eu me animei. Nós acabamos construindo um Buggy, que é um carro com chassi tubular, mas na verdade ele só tinha cara de Buggy, mas era um carro baseado no Fórmula V, no Fórmula V que tinha na época da Volkswagen. Era um carro com chassi tubular, motor entre-eixos e mecânica Volkswagen. Esse carro foi construído numa oficina de competição que tinha em Petrópolis e que pertencia ao Renato Peixoto, e eu já frequentava essa oficina de vez em quando para ver os trabalhos dele. Então, o desafio e a motivação de fazer um carro, de fabricar um carro nessa oficina e participar pessoalmente dessa construção me atraiu muito. Eu aprendi com o Peixotinho desde a base, ou seja, a limar, soldar, montar e projetar as coisas para poder chegar ao resultado, e eu ficava lá com ele [na oficina] todos os sábados e nas férias. Eu fiquei dos 14 aos quase 18 anos lá, fazendo esse carro com ele. O carro ficou pronto um pouquinho antes de eu fazer 18 anos."

Vejam na integra:
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/stockcar/2010/02/04/grandes+entrevistas+andreas+mattheis+9387212.html

Renato Peixoto disse...

Coincidência meu nome é Renato Peixoto e trabalho com pintura automotiva. qualita@pop.com.br