Renato Peixoto, foi um dos maiores artífices de lanternagem (funilaria) que eu conheci. Além de ter vasto conhecimento de mecânica e ser um excelente Piloto.
Entre suas obras o mais conhecido era o REPE227, construido por ele em alumínio, sobre um chassi de Fórmula Ford.que construiu e pilotou magistralmente.
Renato Peixoto a bordo do se REPE227.
Mas pouco se sabe que além de construir o REPE, feito a mão, todo em chapas de aluminio, ele transformou 2 JK's em pick-up's, por encomenda da FNM, reconstruiu parte do CASARI A1, também em aluminio.
Com a devida Venia do nosso Mestre Joca. http://www.mestrejoca.blogspot.com/
Mas pouco se comenta sobre parte da carroceria do CASARI A1, sobre as Pick Up's que construiu para FNM, modificando JK's, a BMW eo MINI COOPER spider, e principalmente sobre o Santa Matilde, SM 4.1.
Santa Matilde 4.1 representado na belíssima arte de Mauricio Morais http://www.mauriciomorais.blogspot.com/
O Empresário Humberto Pimentel, Presidente da Santa Matilde, fábrica de Vagões, sediada em Três Rios, queria construir um carro esportivo baseado nos belos desenhos de sua filha Lídia, para tanto, contratou o Renato Peixoto para desenvolver o ambicioso projeto.
Como não podia ser diferente, Renato Peixoto, o "Peixotinho", mais uma vez demonstrou sua competência.
Hoje, infelizmente, não se encontra mais conosco, mais lá onde se encontra, tenho certeza que está nos acompanhando.
4 comentários:
Pedrão bela lembrança essa do Peixoto. Designer de mão cheia.
Justa homenagem.
Pedro
Como você sabe tive o prazer de começar a correr estreantes junto com Renato Peixoto, ótimo piloto e pessoa maravilhosa. Parabéns pela bela homenagem. Ele merece!
Sobre o carro Santa Matilde não sabia que teve as mãos dele, é por essas e outras que sempre digo que aprendo muito nos blogs de automobilismo.
Abs,
No excelente site Grande Prêmio do também "blogueiro" Flávio Gomes esta publicado um entrevista fantástica com o Petropolitano Andreas Mattheis e logo de cara ele fala na influencia que recebeu de Renato Peixoto.
Diz ele no segundo parágrafo da primeira resposta:
"Quando fiz 14 anos, alguns amigos meus já tinham carro. Aí eu falei para o meu pai que também queria ter um carro. Depois de um tempo, ele disse que queria pensar no assunto, voltou e falou: “poxa, você tem 14 anos, não pode dirigir, não tem carteira, o que você acha de em vez de ganhar um carro construir um carro?”. Aí, logicamente, eu me animei. Nós acabamos construindo um Buggy, que é um carro com chassi tubular, mas na verdade ele só tinha cara de Buggy, mas era um carro baseado no Fórmula V, no Fórmula V que tinha na época da Volkswagen. Era um carro com chassi tubular, motor entre-eixos e mecânica Volkswagen. Esse carro foi construído numa oficina de competição que tinha em Petrópolis e que pertencia ao Renato Peixoto, e eu já frequentava essa oficina de vez em quando para ver os trabalhos dele. Então, o desafio e a motivação de fazer um carro, de fabricar um carro nessa oficina e participar pessoalmente dessa construção me atraiu muito. Eu aprendi com o Peixotinho desde a base, ou seja, a limar, soldar, montar e projetar as coisas para poder chegar ao resultado, e eu ficava lá com ele [na oficina] todos os sábados e nas férias. Eu fiquei dos 14 aos quase 18 anos lá, fazendo esse carro com ele. O carro ficou pronto um pouquinho antes de eu fazer 18 anos."
Vejam na integra:
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/stockcar/2010/02/04/grandes+entrevistas+andreas+mattheis+9387212.html
Coincidência meu nome é Renato Peixoto e trabalho com pintura automotiva. qualita@pop.com.br
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