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sábado, 3 de julho de 2010

ADEUS LUIGI CIAI

Amigos, com muita tristeza, repasso a informação enviada pelo Nelson Cintra, um dos grandes amigos do Luigi Ciai.

CAROS AMIGOS
Venho comunicar o falecimento de
LUIGI CIAI, grande preparador e piloto
no Rio. Seu corpo sera cremado no dia 5 , no Caju.

Nelson Cintra
História de vida de  Luigi Ciai.


 Luigi Ciai, nasce na Itália , em Roma ,em 18 de outubro de 1922, filho de Remo Ciai e Emma Alegreti .
A paixão pelas motos veio no sangue, seu pai em 1919 também corria de moto,com uma PM Panter, 500 cc  junto ao seu irmão, Enrico Ciai .
Luigi, Luigino, como era chamado pela família, depois de fazer os anos de  escola, aos 16 anos no Instituto Carlo Grella, se forma em perito mecânico. Começa a trabalhar com o pai na oficina da família, que consertava motos e carros.
Aos 17 anos ,em 1942, serve o exército em plena segunda guerra mundial, destinado para setor da milícia da estrada, departamento que fazia a escolta de motocicletas para o estadista, Benito Mussolini .
Em 1945, depois dos percalços da guerra, Ciai começa a sua vida de corredor de motocicletas. Faz sua estreia com uma benelli de rua, preparada pelo seu pai, Remo, e vence no circuito de Riccione/Adriático/ e Tortoreto de Abruzzo.
 Em 1947, vence o 1º prêmio Nacional e Internacional de Motociclismo, na cidade de Torino.
 Depois de vários prêmios conquistados , em 1947 , Luigi Ciai, é convidado pela fábrica da Benelli , para competir com uma moto preparada por eles. Aí começa a famosa parceria Benelli – Ciai .
Ciai  usava o número de inscrição 63 e este lhe dava muita sorte.
Segue correndo pela Itália e também pela Europa ganhando em vários circuitos.
Em 1949, Ciai muda de equipe e corre com Parilla , outra marca muito conhecida na Itália.
Em 1955, Ciai vence mais uma importante prova, O Giro de Itália, uma prova que acontecia em circuito de rua, rodando por várias cidades italianas.
Essa, subiu as montanhas de Dolomite, no Norte da Itália. 
Nesse ano de 1955 , Ciai encerra a sua carreira de corredor na Itália.
Em 1958, Ciai, fascinado pela aventura, decide mudar de vida e  vem para o Brasil. Trajando um belo terno italiano , chega ao Rio de janeiro, num vôo da Pan Air do Brasil,. Sem falar nada do nosso português , aprende suas primeiras palavras:  Guaraná ( o refrigerante ) e Continental ( antiga marca de cigarros).
No mesmo ano, abre sua primeira oficina na cidade, na rua Paraíba , 9 .
Lá ele se dedicava ao conserto das Lambretas , a febre do momento.
Com saudades das pistas, em 58, participou com uma Lambreta, da corrida Rio – Belo Horizonte, onde ganhou e recebeu das mãos do então presidente ,Juscelino Kubitschek, a quantia de 100 mil cruzeiros.
Em 1968 , Ciai firma parceria com a Marca de motos  Italiana , Iso , modelo 150cc. Começa a fazer modificações no motor e na carenagem dianteira , adaptando a moto para as corridas nas pistas Brasilieras.
Com essa moto, Ciai vence a prova de 6 horas em Interlagos.
Em 1966 , Ciai , abre mais uma oficina própria carioca, agora na rua Afonso Pena, na tijuca . Lá ele se dedicava as berlinetas Willys .
Como bom apaixonado por carros , Ciai, em 1968, vai além das pistas e cria uma carro, um fórmula V .
Com chassis e carroceria fabricado para as corridas . O piloto era Nilton Alves  e vence a prova na pista de Jacarepaguá. 
Em 1668, Ciai se transfere para a Lapa, e começa a sua história com a marca italiana Alfa Romeu.
Ciai nessa época fica sendo uma referência na mecânica dessas máquinas, atendendo até ao consul da Itália no Brasil.
Em 1968,  Ciai deixa a vida de solteiro. Se casa com a amazonese, Beth, sua esposa até hoje, que ele conheceu em  uma festa na embaixada da Itália.
Em 1969, nasce sua única filha, Beatrice , hoje com 39 anos.
Voltando aos motores, em 1970, Ciai, agora na firma  Vittori , oficina de luxo na época , servia  vários artistas  com seus carros importados. Dentre eles, Jô Soares, Juca Chaves e seu famoso Jaguar, Ivon Cury , entre outros.
Em 1980 Ciai volta para a adrenalina das pistas , não mais como piloto mas como preparador técnico.
Na frente da equipe Vittori, preparava velozes  Fiats 147,  para disputar o campeonato brasileiro da categoria. A equipe era formada pelos pilotos, Fábio Crespi, Murillo Piloto e Pedro La Roque .
Nesse campeonato estavam também os pilotos Xande Negrão, Ricardo Paternostro,Átila Sipos e Renato Conil . Eram todos muito competentes e profissionais, eram amigos reunidos pela mesma  paixão .
Em 1987 , nasce a Ciai Auto Sport, na Praça da Bandeira, especializada em carros nacionais e importados, e muito procurado também pelos donos de Ferrari da cidade. Tinha para todos os gostos, da modelo Dino dos anos 80 a uma spider moderna  do anos 2000.
Ciai era referência em problemas que ninguém podia resolver, afinal sua experiência era bem conhecida no meio. 
  Por lá ficou até 2004 , quando resolver fechar, se não fosse a filha e a mulher estaria até lá hj, Mas elas o fizeram entender que se aposentar faz bem para qualquer um .
Hoje portando muito bem seus 86 anos, continua apaixonado pelos motores e pelas corridas. Acompanha de perto os motociclistas mais novos, como Valentino Rossi  e Max Biaggi, com quem sempre se encontra e bate papo nas pistas. Não perde uma etapa da Stock Car aqui no Rio , quando encontra os amigos e lembra dos velhos tempo de pista. Muita história para lembrar!!
E ainda como bom italiano é ferrarista doente e sente muita falta do brilhante,Schumacker .
Essa é a história de uma italiano amante das motos, ferraris, motores e muita velocidade ..... recentemente foi homenagado por um museu da benelli. A moto que ele corria em 1945  está exposta no Museu Morbidelli em Pesaro, na Itália, terra da Benelli.



3 comentários:

Antonio Seabra disse...

Dia triste para o automobilismo brasileiro e do Rio de Janeiro.
RIP "vecchio" Ciai.

Nelson Cintra disse...

Nao sei o que escrever..........
Talvez ADEUS AMIGO.

Dinho Amaral disse...

Comprei minha primeira Alfa tinha 16 anos uma Spider 1972, levei no Ciai pra regular os Carburadores Delloorto ....

fiquei uma tarde com ele , até hoje me lembro ele falando ...

Guri dá uma volta e me diz como ficou... dei duas voltas no quarteirão carro perfeito !

ele me respondeu , anda com a machina uma vez por semana , coloca Gasolina Boa e não me enche o saco tão cedo...

eu faço isso até hoje...