Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ARQUIVO DO BRITO CUNHA II

O meu amigo e grande Fotógrafo J.C. de Brito Cunha me envia mais algumas de suas relíquias.



Esta Prova foi realizada em Novembro de 1969.





Com a palavra os conhecedores, para infoemar os carros pilotos e suas respectivas classificações.








Fotos: J.C. de Brito Cunha



Posted by Picasa

12 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Pedro Henrique:

Tenho quase certeza que essa prova foi as 250 Milhas da Guanabara, disputada no dia 29/09/1968:

A foto 1 traz a largada, com a Alfa Romeo GTA # 23 de Emílio Zambello, o Patinho Feio # 100 com Milton Amaral e a Alfa Romeo GTA # 25 com Ubaldo Cesar Lolli na primeira fila.


A foto 2 mostra Zambello, Lolli e Amaral.

A foto 3 é da carretera DKW - Mickey Mouse # 13, de Flodoardo Arouca, o "Volante 13"

A foto 4 é do Patinho Feio # 100, que foi pilotado nessa prova por Milton Amaral e Ricardo Achcar.

A foto 5 é da Alfa Romeo GTA # 65 de Mario Olivetti.

A foto 6 mostra o Puma Volkswagen 1600 # 8 , de Fernando Gianetti/Maks Weiser.

A foto 7 mostra o Karmann Ghia 1600 #20, do nosso amigo Sidney Cardoso, que correu em dupla com Fernando Calmon.

A foto 8 é da Alfa Romeo GTA # 23, pilotada por Emílio Zambello.

A foto 9 traz o Fiat Abarth 1300 # 78, pilotado por Carlos B. de Souza / " Dr. Jivago ".

A foto 10 é do Renault R-8 # 46, de Vahé Jean / Fausto Dabbur.

O resultado dessa prova foi:

1 - Ubaldo Cesar Lolli - Alfa Romeo GTA
2 - Ricardo Achcar/Milton Amaral - Patinho Feio-Volkswagen
3 - Emílio Zambello - Alfa Romeo GTA
4 - Helvio Zanatta/Aloísio Renato - Alfa Romeo Giulia TI # 76
5 - Flodoardo Arouca - Carretera DKW
6 - Vahé Jean/Fausto Dabbur - Renault R-8
7 - João Carlos Moraes - Malzoni GT
8 - Bob Sharp/Araken Gomes - DKW
9 - Carlos B.de Souza/"Dr.Jivago" - Fiat Abarth 1300
10 - Lair Carvalho/Marcelo De Paoli - Renault 1093

Um grande abraço.

Ricardo Cunha

Ricardo Cunha disse...

Prezado Pedro Henrique:

Tenho quase certeza que essa prova foi as 250 Milhas da Guanabara, disputada no dia 29/09/1968:

A foto 1 traz a largada, com a Alfa Romeo GTA # 23 de Emílio Zambello, o Patinho Feio # 100 com Milton Amaral e a Alfa Romeo GTA # 25 com Ubaldo Cesar Lolli na primeira fila.


A foto 2 mostra Zambello, Lolli e Amaral.

A foto 3 é da carretera DKW - Mickey Mouse # 13, de Flodoardo Arouca, o "Volante 13"

A foto 4 é do Patinho Feio # 100, que foi pilotado nessa prova por Milton Amaral e Ricardo Achcar.

A foto 5 é da Alfa Romeo GTA # 65 de Mario Olivetti.

A foto 6 mostra o Puma Volkswagen 1600 # 8 , de Fernando Gianetti/Maks Weiser.

A foto 7 mostra o Karmann Ghia 1600 #20, do nosso amigo Sidney Cardoso, que correu em dupla com Fernando Calmon.

A foto 8 é da Alfa Romeo GTA # 23, pilotada por Emílio Zambello.

A foto 9 traz o Fiat Abarth 1300 # 78, pilotado por Carlos B. de Souza / " Dr. Jivago ".

A foto 10 é do Renault R-8 # 46, de Vahé Jean / Fausto Dabbur.

O resultado dessa prova foi:

1 - Ubaldo Cesar Lolli - Alfa Romeo GTA
2 - Ricardo Achcar/Milton Amaral - Patinho Feio-Volkswagen
3 - Emílio Zambello - Alfa Romeo GTA
4 - Helvio Zanatta/Aloísio Renato - Alfa Romeo Giulia TI # 76
5 - Flodoardo Arouca - Carretera DKW
6 - Vahé Jean/Fausto Dabbur - Renault R-8
7 - João Carlos Moraes - Malzoni GT
8 - Bob Sharp/Araken Gomes - DKW
9 - Carlos B.de Souza/"Dr.Jivago" - Fiat Abarth 1300
10 - Lair Carvalho/Marcelo De Paoli - Renault 1093

Um grande abraço.

Ricardo Cunha

Ricardo Karan disse...

Foto 4 o Patinho feio na cola de Helvio Zanatta (Vivico), Aloisio Kreischer com alfa TI

Ricardo Karan disse...

Foto 4 o Patinho feio na cola de Helvio Zanatta (Vivico), Aloisio Kreischer com alfa TI

Sergio disse...

Belas fotos

Acho que o Puma número 8 era o do Angi Munhoz

Parabens pelo Blog

Sergio disse...

Belas fotos

Acho que o Puma número 8 era o do Angi Munhoz

Parabens pelo Blog

Sidney Cardoso disse...

Pedro
Esse enorme arquivo do J.C. de Brito e Cunha é SENSACIONAL!
Quantasa raridades e descrição fotográfica completa das provas.
Que achado seu hein.
Cheguei atrasado e felizmente nosso amigo Ricardo Cunha já disse tudo.
A única coisa que posso acrescentar é o seguinte: se alguém quiser comprovar o que ele disse é só visitar os dois filmes dessas corridas no Youtube.

500 Milhas do Rio parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=jzPmYE7Nxjw

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=U7rTy4cZzaA

Abração a todos.

Sidney Cardoso disse...

Pedro
Esse enorme arquivo do J.C. de Brito e Cunha é SENSACIONAL!
Quantasa raridades e descrição fotográfica completa das provas.
Que achado seu hein.
Cheguei atrasado e felizmente nosso amigo Ricardo Cunha já disse tudo.
A única coisa que posso acrescentar é o seguinte: se alguém quiser comprovar o que ele disse é só visitar os dois filmes dessas corridas no Youtube.

500 Milhas do Rio parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=jzPmYE7Nxjw

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=U7rTy4cZzaA

Abração a todos.

Anônimo disse...

Pedro Henrique:

Somente para ilustrar a minha informação, Flodoardo Arouca, o "Volante 13", faleceu em setembro de 1969, sua última corrida foi em 08/12/1968, os 1000 Km da Guanabara, quando chegou na décima posição, correndo em dupla com Roberto Dal Pont.

Sergio:

Pelas informações que tenho, Angi Munhoz começou a correr com o Puma GT 1600 no final de 1969, chegando em segundo lugar nas 200 Milhas de Brasília ( 07/12/1969 ) e abandonando nos 1000 Km da Guanabara ( 14/12/1969 ).

Um grande abraço.

Ricardo Cunha

Ricardo Cunha disse...

Pedro Henrique:

Somente para ilustrar a minha informação, Flodoardo Arouca, o "Volante 13", faleceu em setembro de 1969, sua última corrida foi em 08/12/1968, os 1000 Km da Guanabara, quando chegou na décima posição, correndo em dupla com Roberto Dal Pont.

Sergio:

Pelas informações que tenho, Angi Munhoz começou a correr com o Puma GT 1600 no final de 1969, chegando em segundo lugar nas 200 Milhas de Brasília ( 07/12/1969 ) e abandonando nos 1000 Km da Guanabara ( 14/12/1969 ).

Um grande abraço.

Ricardo Cunha

Ricardo Karan disse...

Patinho feio 100 na cola da Alfa Giulia de Helvio Zanata

Nino Achcar disse...

Estão aqui mais material que comprova qual protótipo realmente era o original "Patinho Feio", elaborado por Ricardo Achcar a partir de seu antigo Fórmula Vê Aranae/Sprint, com o qual foi o campeão carioca de 1967 e no final da temporada desbancou os até então supremos Fitti-Vê de Emerson, Marivaldo Fernandes, José Carlos Pace (Môco) e Wilson Fittipaldi.
Achcar foi então convidado e contratado para ser piloto da equipe Fittipaldi em1968 e conquistou o campeonato brasileiro.
O " Pato Feio Achcar" foi criado e executado com a mão de obra do Herculano Ferreirinha (Heve anos depois) sob a batuta de Achcar.
Nesta prova Achcar e Amaral, infernizaram as super potentes e boas de briga, Alfas Gta e conforme afirmou Achcar, quando entrava no retão atrás daquelas Alfonas (170 Hp) não havia como pegar o vácuo pois elas se afastavam rapidamente e era preferível sair imediatamente para lateral, evitando a "porrada"na cara da volumosa descarga de gases quentes (os capacetes ainda não eram os integrais).
Ainda segundo Achcar, Ubaldo Lolli era o piloto que mais forte e melhor tocava as Alfonas, entre todos com quem ele disputou momentos diretos em pista.
Afirmou ainda que Emilio Zambello tentou acompanhar e perseguir o "Patp Achcar" na curva sul, perdeu o controle, saiu da pista e terminou de ponta cabeça chafurdado no alagadiço quase morrendo afogado. Inconformado, Zambello ficou em torno de 2 anos sem dirigir a palavra a Achcar.
Razoavelmente recentemente a TV Globo em seu programa "Auto Esporte" homenageou o protótipo "Camber" do valoroso Alex Dias Ribeiro como sendo o "Patinho Feio" (teve até o aval e declaração do Grande e consagradíssimo Emerson Fittipaldi).
É ! O "Camber" pode até ter sido chamado de "Patinho Feio"' , mas o original e o que realmente se consagrou por esse batismo, está registrado nas memórias dos que viram e a salvo de preterimentos, usurpações e esquecimentos nos vídeos da carreira e realizações de Ricardo Achcar no youtube e internet.