Pesquisar este blog

domingo, 3 de janeiro de 2010

HÉLIO MAZZA

Amigos, infelizmente temos que dar notícias tristes. Faleceu de Infarto Agudo do Miocárdio o Ex Piloto Hélio Mazza. Em Petrópolis, no circuito antigo, os automobilistas batizaram a curva da Rua da Imperatriz com Av. Tiradentes de Curva do Mazza. Não deixa de ser uma pequena homenagem a esse  piloto, embora a lembrança se deva a um acidente sofrido por ele.
Mas, como sempre me refiro aos que já se foram, com certeza está fazendo parte de um grande grid lá em cima.

Na foto: Abelardo Aguiar, Sidney Cardoso, Hélio Mazza, Wilson Marques Ferreira e Milton Paio.

Na foto: Hélio Mazza, Sidney Cardoso e Wilson Marques Ferreira.


Na foto: Hélio Mazza, Bob Sharp, Luiz Antonio Greco, Emmerson e Wilson Fittipaldi.


Na foto: Sidney Cardoso, Heitor Peixoto de Castro, Júlio Lopes, Hélio Mazza e Albino José da Silva "Nenen".

As fotos foram enviadas pelo amigo Sidney Cardoso, mas infelizmente nao disponho de nenhuma durante disputa de provas. Caso alguém tenha, basta me enviar que colocarei aquí, complementando essa pequena homenagem.

21 comentários:

Antonio Seabra disse...

Como disse lá no Saloma, é triste, mais um daquela epoca boa que foi embora...quantos anos tinha o Helio ?

Antonio

Anônimo disse...

Prezado Pedro:

À pedido do Sidney Cardoso, para quem pesquisei alguns resultados do Helio Mazza, tomo a liberdade de listá-los abaixo. Esses resultados foram apurados nas revistas Auto Esporte e Quatro Rodas e estão incompletos, com certeza.

1964 -

18/10 - 500 Km da Guanabara - Barra da Tijuca - décimo terceiro colocado - Renault 1093 - c/Luiz Felipe Gama Cruz

08/11 - Circuito de Petrópolis - Grupo II - quinto colocado - Renault 1093

08/11 - Circuito de Petrópolis - Grupo III - Não terminou - Willys Interlagos


1965 -

08/08 - Campeonato Carioca - Segunda Etapa - Ilha do Fundão - terceiro colocado - Renault 1093

15/08 - Prova Rodovia do Café - Curitiba-Apucarana-Curitiba - Não terminou - Renault 1093

07/11 - Campeonato Carioca - Quarta Etapa - Grupo II - Ilha do Fundão -Segundo Colocado -Renault 1093

07/11 - Campeonato Carioca - Quarta Etapa - Grupo III - Ilha do Fundão - Quarto Colocado - Renault 1093

28/11 - Mil MIlhas Brasileiras - Interlagos - Sexto colocado - Renault 1093 - c/ Fernando Pereira

19/12 - 250 Milhas de Interlagos - Quinto colocado - Carretera Gordini - C/ Lair Carvalho


1966 -

20/03 - Campeonato Paulista - Segunda Etapa - Interlagos - Grupos III, IV, V, VI - Segundo Colocado - Willys Interlagos

09/10 - Campeonato Carioca - Segunda Etapa - Autódromo do Rio de Janeiro - Não terminou - Willys Interlagos

27/11 - Mil Milhas Brasileiras - Interlagos - Décimo primeiro colocado - Carretera Gordini - c/ Marivaldo Fernandes

18/12 - 1000 Quilometros da Guanabara - Autódromo do Rio de Janeiro - Décimo primeiro colocado - Willys Interlagos - c/ Mauricio Chulan


1967 -

04/06 - Campeonato Carioca - Segunda Etapa - Autódromo do Rio de Janeiro - Segundo Colocado - Malzoni GT

30/07 - Circuito de Petrópolis - Não terminou - Malzoni GT

17/12 - Prova Almirante Tamandaré - Autódromo do Rio de Janeiro - Nono colocado - Prot. Alfazoni


1968 -

28/04 - Três Horas da Guanabara - Autódromo do Rio de Janeiro - Não terminou - Malzoni GT - c/ Celso Gerbassi

30/06 - 500 Milhas da Guanabara - Autódromo do Rio de Janeiro - Não terminou - Prot. Alfazoni - c/ Roberto Ebert

04/08 - 500 Km do Rio de Janeiro - Autódromo do Rio de Janeiro - Não terminou - Prot. FNM ( ? ) - c/ José Moraes Neto ( seria o mesmo Alfazoni ? )


1970 -

19/04 - Mil Quilômetros de Brasília - Não terminou - Patinho Feio-Volkswagen - c/ Luís Carlos Moraes


Se alguem souber de mais algum resultado e quiser completar essa relação, eu agradeço a ajuda.

Obrigado.

Um abraço.

Ricardo Cunha

Sidney Cardoso disse...

É amigos , no dia 31 de dezembro desse ano, junto de várias notícias boas recebi essa triste.

Triste para nós que ficamos aqui, mas Hélio Mazza já deve estar em companhia de tantos amigos na “parte de cima”, narrando as novidades do que está se passando aqui no planeta Terra e possivelmente já está acelerando por lá com eles.

Hélio sempre foi muito educado, comunicativo e com isso tinha uma boa facilidade em conquistar amigos, portanto já deve ter acrescentado alguns novos lá.

Fica aqui minha pequena contribuição à memória desse bom piloto e grande amigo, é uma pena que saiu atrasada, estava providenciando para sair com ele vivo.

Vou transcrever parte do e-mail que havia enviado para o Pedro, autor desse blog no dia 31 e vocês entenderão:

Pedro Henrique

Ano Novo, esperanças renovadas e, infelizmente, uma má notícia: nosso amigo e piloto Hélio Mazza que residia aí em sua cidade, Petrópolis, passou para o “andar de cima”.

Ontem, 31 de dezembro, Amauri Mesquita, como sempre com sua fineza, me ligou para desejar um bom ano novo e depois me falou: - Infelizmente tenho uma má notícia, quer saber hoje?

Respondi que sim, e ele me disse que Hélio Mazza havia falecido de um infarto do coração. Perguntei quando seria a missa de sétimo dia e ele me disse que já tinha havido.

Eu e Ricardo Achcar também trocamos votos de um Feliz Ano Novo por telefone no dia 31, ele também não sabia da notícia e ficou bem triste. Falou pra mim e também tenho constatado uma coisa que costumava ouvir dos mais velhos: - “na nossa idade isso está sendo uma constante, é uma pena”.

Olha que coisa, rapaz! No dia 30 de janeiro, ontem, um grande amigo e ajudante de mecânico de nossa equipe, Albino José da Silva, “Neném”, veio aqui em casa. Conversando com ele disse-lhe que você estava fazendo uma justa homenagem aos pilotos de Petrópolis. Falei com ele sobre sua homenagem ao Mário Olivetti, aos Varanda, que ele também conhecia, e disse-lhe que assim que sobrasse um tempinho iria procurar umas fotos do Mazza para te enviar, pois sabia que ele estava morando aí e andava meio esquecido na internet. Poxa, no dia seguinte recebo essa notícia...

Bem, sairá atrasada nossa homenagem a ele, mas antes tarde do que nunca. Estou te enviando as fotos do Waldir Braga, “Estrela”, onde ele aparece.

As duas fotos em que aparecemos juntos no S do Autódromo da Guanabara foram feitas em 12-05-1968, estávamos ali assistindo a prova de estreantes. Foi nesse dia que depois corri com o Alfazoni do Abelardo Aguiar, que aparece de chapéu, na prova de pilotos. Por sinal, lembrei-me agora, foi o Mazza que vendo que eu estava com meu carro de corrida com motor quebrado, que solidariamente me perguntou se eu não queria que ele servisse de intermediário com o Abelardo para ver se ele me alugava o carro.

Vou colocar setas nas fotos para você identificar melhor as pessoas. A foto em que ele aparece junto ao Greco, Emerson, Wilson e Sharp, foi no circuito da Ilha do Fundão em 1965, por sinal, essa foi a primeira corrida que assisti ao vivo. Foi a corrida de estréia do Emerson.

A outra foto no Autódromo Internacional do Rio ou foi em 1979 , 1982 ou 1984, por aí. Tenho certeza de que foi antes de 1985, porque em 85 perdi a perna que estava engessada.

Vou solicitar ao grande pesquisador e amigo Ricardo Cunha para prestar um favor de conseguir a data de sua estréia e, se possível, suas colocações.

Melhor, vou enviar esse e-mail com cópia para o Ricardo Cunha, assim se ele tiver com tempo, poderá ir adiantando a pesquisa.
Forte abraço e meus renovados votos para que você e Ricardo Cunha e seus familiares tenham um ótimo 2010!
Sidney

Nelson disse...

Ola Baleiro
Outra noticia triste...........
Na vepera de Natal ,Sergio Nobre me telefonou informando do falecimento do Jairo de Jacarepagua . Para os que nao lembram, ele era um dos irmãos JA-JA, que contruiram carros de corrida e formula V, nos anos 60/70.
Eram mecanicos de primeira,todos lebram do Fusca de dois motores do Fitti, pois os primeiros testes foram feitos por eles sobre encomenda de S.Paulo, logico eles nao sabiam para quem era , e foram eles que informaram que nao daria certo , pois quebrava o colo do segundo cilindro , do segundo motor por ressonancia .
Fora isso foram pilotos , correram em varias provas pelo Brasil, fica aqui a minha tristaza.
Sobre o Helio , foi um grande piloto e mostrou na epoca que pilotou o Alfazoni, o que era possivel tirar de um carro, seu nome esta escrito neste carro.
E outro amigo que se foi.........

Pedro Henrique "Baleiro" disse...

Amigos, desculpem as falhas, me encontro em Cabo Frio tentando "domar" o Lep Top do meu filho Pedro Ivo. Não tenho a menor intimidade com essa "coisa". Prometo fazer algumas correções no dia 05. Um abraço a todos.

regi nat rock disse...

lepiTopi é uma desgraça. Eu também apanho um bocado dele.

Mais um que vai pro céu dos pilotos.
Estara em boa companhia. Pra nós que ficamos, uma tristeza. Pra eles, só festa.
Façamos o seguinte:
Guardemos as lembranças boas e o reverenciemos como deve ser.

Que a familia tenha conforto.
Meu abraço solidário.

Anônimo disse...

Pois é Pedro, eu estive naquele Circuito de Petrópolis de 1962(?), em que o Mazza caiu com seu DKW no Rio Piabanha,provávelmente no trecho à que você se referiu, batizando a curva.
Francisco Muniz

Anônimo disse...

Sidney
Essa foto em que vocês estão no muro dos box , o ano exato é 1981 , pois em 80 o lay out do carro do Paulão era outro e em 82 já usavam pneus slick .
Abs e um feliz ano novo a todos .
Ricardo

Claudio Ceregatti disse...

Sidney, Seabra, Baleiro, Ricardo, Nelson, Regi...

Olhando as fotos, fico bêsta em saber que hoje dialogo com todos voces, visto que seria no máximo aquele menino de calças curtas que aparece na primeira foto...

A outra foto histórica é a da Ilha do Fundão, com Mazza, Emerson, Greco, Bob Sharp e Wilsão... Já a vi várias vezes, e nunca dei (ignorante que sou) o devido peso ao piloto recentemente falecido...

Quanto à última foto, faltou citar unzinho que me fez babar mais de uma vez no Templo:
Paulo Gomes, a bordo do Opala 22 que aparece na reta em frente aos boxes. esse é do ramo, um dos maiores da História do Brasil, e ainda a ser reconhecido.
Mas no caso dele ainda tem tempo, muito tempo para o devido reconhecimento em vida. A segunda geração já ganha corridas por aí, e ele próprio está envolvido na nova administração da CBA.
Se resolver uma pequena parcela das mazelas por que passa nosso automobilismo, se tiver um pedacinho que seja da competencia que teve (e tem ainda, com certeza)em acelerar tudo que apareceu na sua frente, estamos feitos.
Se é bom administrador não sei, mas mandava uma botina nesse Opala 22 que vou te contar...
Vi bem com esses olhos que a terra há de comer.

Sidney Cardoso disse...

Antonio Seabra
O Hélio Mazza estava com 64 anos.

Nelson Cintra
Que pena, mais um rapaz...
Há coisa de uns três meses enviei uma foto do Jairo para o Joaquim e ele publicou lá, foi tirada pelo Waldir Braga,"Estrela" nos 1000 km da Guanabara 69. Nela aparecem ele, e as ex-esposas do Carlos Alberto Scorzelli, Bob Sharp e Norman Casari.

Quanto aos dois Fuscas de dois motores: dos Fittipaldi e deles, creio que você está fazendo uma pequena confusão, eram coisas diferentes, inclusive quem fez os testes do protótipo de dois motores dos irmãos Já-Já, foi o Vicente Domingues e há algum tempo atrás ele já esclareceu tudo. Foram coisas independentes.
O papo seria longo, você vai na reunião do Amauri Mesquita dia 31?
Caso for, posso te dar mais detalhes.
Abraços,

Pedro Henrique "Baleiro" disse...

Ricardo, muito bom. Obrigado. Quando eu errar aquí, por favor me corrija.
Um abraço.

Nelson disse...

Ola Sidney
Que contou esta historia foram os dois irmaÕS no dia que estive la com o Sergio Nobre, nao faz 15 dias. O Sergio e amigo de lomga data deles, e tem tido contato sempre.
Fomos ver um X¨15 , que eles tem.
So estou repassando.
Ate.

Nelson disse...

Sidney
Esqueci, tudo bem.............
O inicio do papo, foi sobre o motor de Fusca de 8 Cil , que esta com o Paulo, pois ja tinha lido que a construção era deles e o Paulo tambem tinha certeza. So que ele me informaram , que NAO foram eles e veio a historia do motor de Fusca com junta para os Fitti.
E que tinha sido bem antes.
Ate.

Sidney Cardoso disse...

Ricardo Cunha

Obrigado, já corrigi na foto.
Pois é rapaz, estive também em 1982, por sinal o "Paulão" venceu e fiz foto dele recebendo a bandeirada do Miguel e também do podio com ele em primeiro, Zeca Giaffoni em segundo e Luis Pereira, o "Português" em terceiro.

Em 1981 não me lembro quem venceu você sabe?

Claudio Ceregatti

Você sempre gentil conosco, é verdade o "Paulão" era um P. bota.

Desculpe-me a falha, não estava reconhecendo o carro por trás, mas já corrigi na foto.

Como são as coisas, tirei a foto deles no podio em 1982, como falei para o Ricardo Cunha, e em 2006, ou seja, 24 anos depois me reencontrei novamente com o Luis Pereira no Farnel do Gomes, lembra?
Abração

Indiara disse...

Olá...

Indiara disse...

Olá.

Indiara disse...

Olá...

Indiara Mazza disse...

Olá,
eu sou Indiara, neta e afilhada do Hélio Mazza, fiquei muito feliz e grata em ver a homenagem que vc fez, é foi muito triste o que acomteceu com o meu amado padrinho,
por coincidência do destino achei o seu blog 4 dias antes do aniversario dele que seria no próximo domingo 19 de setembro,
eu tenho muitas fotos das corridas,
posso estar te enviando me add no msn indiara_barroso@hotmail.com ou no orkut indiarabarroso@gmail.com
é mas comcerteza ele esta nos vendo la do céu, desde quando ele partiu mas do que ja era é meu AMADO ANJO DA GUARDA.
OBG!!!

CARLOS ALBERTO disse...

se helio mazza fosse vivo estaria fazendo aniversario no dia 18 de setembro saudades

Pedro "Baleiro" disse...

CARLOS ALBERTO
se helio mazza fosse vivo estaria fazendo aniversario no dia 18 de setembro saudades

carlos alberto mariangela disse...

HOJE DIA 18 DE SETEMBRO DE 2012 ESTARIA FAZENDO 71 ANOS