Brasil tem projetos e modelos de carros movidos a eletricidade
RIO DE JANEIRO - O Brasil, pioneiro na área de combustíveis alternativos, com o sucesso do álcool, também está atento à tecnologia e ao desenvolvimento de veículos movidos a eletricidade. A concessionária de energia elétrica Light tem dois destes carros servindo à sua diretoria, em caráter experimental.
Um deles é um modelo híbrido, um Toyota Prius, que faz uso de seu motor elétrico, utilizando a energia da sua bateria e do motor a combustão. Segundo a empresa, “o processo de desaceleração do Prius (freio convencional e freio motor), por exemplo, é regenerativo, utilizando a energia gerada pelo movimento das rodas para transformá-la em eletricidade para as baterias”. Segundo a empresa, o carro híbrido reduz em 89% as emissões de CO2, na comparação com um veículo movido à gasolina. Na cidade, o carro gasta apenas 4,3 litros a cada 100 quilômetros rodados, despontando como um dos automóveis mais econômicos do mercado
FOTOS TOYOTA
A empresa tem ainda um Palio Weekend Elétrico, adquirido em convênio com o grupo Eletrobrás e a empresa suíça Kraftwerke Oberhasli. Este veículo é abastecido na tomada e, com sua bateria totalmente carregada, circula 120 quilômetros, sendo necessárias de seis a oito horas para recarregá-la.
Desenvolvido pela Fiat, em parceria com a Itaipu Binacional, o carro está inserido num projeto de pesquisa da empresa que visa estudar os impactos desta nova tecnologia e seu potencial de mercado no país.
De olho nessas ações, a Petrobrás está projetando postos de abastecimento de veículos elétricos, algo 100% nacional e a partir da energia solar. O modelo, inicialmente batizado de Eletroposto vai atender a uma demanda que deve crescer até 50% ao ano, segundo pesquisas.
Luiz Urjais, Jornal do Brasil http://jbonline. terra.com. br/pextra/ 2010/02/20/ e20028198. asp
4 comentários:
Pedro
O Achcar me enviou um e-mail com um carro movido a ar que é uma maravilha também.
Imagina, combustível a ar!!! É só parar num posto de gasolina e usar a máquina de encher pneus para alimentá-lo. E o melhor: sai na descarga mais puro do que entrou.
Perdi o link quando encontrar vou te enviar, foi concebido e construído por um ex-chefe de Fórmula 1.
Abraço.
Pedro
Achei o link do carro movido a ar. Veja que maravilha!
Segue abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=xvBKPx371Pc
Abraço.
Sidney, será que se aplicassem 10% do que será aplicado no Pre Sal, não daria para financiar uma fábrica desses carroS????
Pedro
Da mesma forma que você acho que sim.
Mas será que estão interessados nisso ou em despesas altas?
Que aí, como você sabe, fica mais fácil desviar montas de dinheiro.
Abraço.
Postar um comentário