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sexta-feira, 19 de novembro de 2010

INTERLAGOS: "O TEMPLO"

Que me perdoem os que apoiam as modificações feitas no circuito de Interlagos, mas eu sou um eterno apaixonado pelo traçado original. Peguei uns desenhos dos dois traçados e gostaria de saber o que acham os amigos. 


    Esse é o traçado que eu acho o melhor do Brasil e um dos melhores do mundo.

                    E esse o atual, modificado por exigência dos "Big Boss" da Formula 1

Esta é uma superposição das imagens, todas copiadas da  Wikipédia.


O circuito passou de 7.873m para 4.309m. Um circuito que era quase perfeito, curvas a direita, a esquer da, de alta de média, de baixa, subidas descidas, duas retas maravilhosas, para que mutilar?
Um abraço a todos.

4 comentários:

Sidney Cardoso disse...

Pedrão
Pra mim, sem dúvida alguma, o original era o melhor de todos traçados.
Abraço.

Zé Clemente disse...

Pedrão, a força que tem a F1 no mundo todo é muito grande. É coisa do tipo sujeita-se ao Bernie ou nao. Mas poderia ser uma coisa um pouco mais temperada. Hoje se voce nao tem F1 em Interlagos, o proprio autodromo deixa de existir. Acho que uma alternativa para contiuarmos a ter a F1 e o autodromo nao correr o risco de ficar às traças inesperadamente, seria ter circuito alternativo para provas da Indy.

Mas o antigo traçado onde eu vi muita coisa legal, esse nunca mais. Nao tem o que fazer mesmo. Ficou so na memoria

Antonio Seabra disse...

Pedrão,

Voce sabe o quanto eu sou fanático pelo traçado antigo, que aliás tinha 7.960m como no ultimo "quadro comparativo" que voce apresentou, e não o comprimento que está grafado no primeiro quadro da materia. Então eu não venho aqui fazer um comentário, mas uma elegia ao antigo traçado e um protesto veemente com relação ao crime cometido contra a memória dos nossos antigos ídolos, que se formaram naquele circuito maravilhoso.
Tão maravilhoso e perfeito que nós , cariocas, a parte toda a antiga rixa com os paulistas, tínhamos muito mais vontade de guiar lá do que aqui no Rio. E reconhecíamos que lá é que estavam o desafio e o prazer, lá é que se aferia, de fato, quem era bom e quem não era.
Não há nada que possa ser comparado a habilidade e coragem exigidas para contornar as curvas 1 e 2 “pendurado”, entrando no longo Retão com a velocidade já nos píncaros, motor cheio pouco depois do meio da reta, obrigando a uma freada forte para vencer 3 e 4, com a barata querendo ir embora. Arrisco dizer que dizer que nem a famosa seqüência Eau Rouge/Radillon é igual. Esse trecho separava os homens dos meninos, como bem dizia o Giu, nos seus tempos de comentarista de TV.
A Ferradura tinha de interessante a freada e a tomada, que obrigavam a um jogo direta-esquerda rápido, “comendo” as zebras, posto que seu longo contorno a tornava uma curva mais técnica, premiando quem tivesse um "chão" mais acertado. A Subida do Lago, se houvesse motor pra empurrar, era uma curva bem veloz, que complicava no final.
A curva do Sol era outro espetáculo a parte, ela sozinha já valia o preço do ingresso. Tenho gravado na memória o "filme" do que eu vi o Moco fazer na F2, todo "de lado" no seu trecho final, com o March 712M vermelho do Frank Williams. Depois, 4 anos mais tarde e já veterano na F1, vi ele fazer do mesmo jeito com o Brabham BT44, assim como o Emerson com a McLaren M23. Curva para os Mestres, que fechava no contorno final e mergulhava, conduzindo a uma retinha e uma freada forte em subida, para a curva do Sargento.
Do Laranja para frente, vinha um trecho mais travado, de curvas fechadas, até o Mergulho, onde a velocidade crescia, fazendo chegar rápido na Junção, cujo traçado de media para alta fazia dela uma curva difícil e desafiadora.
O que fizeram com Interlagos? Em nome de proporcionar carros mais próximos uns dos outros, aumentando (teoricamente) as "disputas" e a "emoção" para o publico das TV’s, e para facilitar a transmissão com menor numero de câmaras (diminuindo o custo, claro...), reduziram o traçado, "pasteurizando" a pista e destruindo um dos traçados mais belos, complexos e desafiadores do mundo !!!
Interlagos tinha subidas, descidas, curvas de alta, média e baixa, e visão quase global da pista para os espectadores das arquibancadas. Isso não existia em nenhum lugar do mundo, o que fazia dessa pista um circuito sem paralelos.
O Nigel Roebuck, numa de suas respostas na coluna Ask Nigel, da Autosport inglesa, comentou que o veterano Mario Andretti, durante sua segunda volta Interlagos, a bordo de um Passat TS de rua, murmurou entre-dentes: "What a fucking beautiful and danm good circuit !!!" o que numa tradução livre seria algo como "que cicuito fodido de bom e de bonito !". O próprio Nigel Roebuck, acido critico da prova de Formula 1 no Brasil, país onde ele detestava vir, reconhecia o circuito de Interlagos original como um dos melhores e mais desafiadores do mundo.
(segue)

Ricardo Cunha disse...

Pedro:

A Fórmula 1 perdeu tanto em competitividade, hoje as ultrapassagens acontecem, na maioria das vezes, nas paradas nos boxes. Os novos circuitos não trazem emoção nenhuma às corridas.

Sem falar nos novos GPs em países de "grande tradição no automobilísmo", como Bahrain, Malásia, China, Turquia, Singapura, Coréia do Sul e Abu Dhabi. Quais serão os próximos?
Andorra? Zimbabwe? Tonga? Uzbequistão?

Quem pagar mais leva...

Um abraço.

Ricardo Cunha